Copa Truck abre a temporada sábado em Cascavel


O automobilismo brasileiro volta às pistas neste fim de semana. Seguindo um protocolo rígido de segurança, a Copa Truck será a primeira categoria do país a retornar com as corridas depois de mais três meses sem competições, em razão da pandemia do coronavírus. A etapa que abre a temporada 2020 será disputada em Cascavel, com uma corrida no sábado (27) e outra no domingo (28).

O retorno dos caminhões aos autódromos só foi possível graças à liberação da prefeitura de Cascavel, Vigilância Sanitária e Secretaria de Saúde. A etapa terá portões fechados, não haverá presença de público e contará apenas com profissionais restritos às atividades necessárias nas equipes e na organização. 
“A Copa Truck trabalhou muito para conseguir elaborar e cumprir um Protocolo de Conduta e segurança devido à Covid-19, e assim poder garantir o retorno dos profissionais às pistas de uma forma consciente e segura, e ao mesmo tempo levar ao público, que estará em casa, duas corridas emocionantes por meio da transmissão pela TV e das redes sociais. Esta será nossa mensagem: fique em casa seguro, respeite os decretos municipais, que estaremos também em um ambiente protegido fazendo grandes corridas para vocês”, comentou Vanda Camacho, diretora geral da Mais Brasil, promotora da competição.
PROTOCOLO
Dentre os itens do protocolo exigidos está a obrigatoriedade da apresentação do exame RT-PCR (com resultado negativo para Covid-19) por parte de todos os profissionais e pilotos. As equipes serão distribuídas pelos 11 mil metros quadrados da área de box, garantindo assim um grande distanciamento social. 
Todos utilizarão obrigatoriamente os equipamentos de EPI (máscara facial e viseira de acetato). Não haverá nenhuma aglomeração nas dependências do autódromo. Todas as reuniões, inclusive entre pilotos e direção de provas, serão por meio de videoconferências e as áreas do autódromo serão desinfetadas no início e final do dia.
Em razão da pandemia, a Copa Truck teve que mudar todo o seu calendário. Inicialmente a temporada teria nove etapas e abertura da competição seria no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina, no dia 5 de abril. Por enquanto, a categoria só confirmou a etapa de Cascavel e ainda não tem nenhuma definição em relação às demais corridas. 
Estreia
A volta da Copa Truck em Cascavel marcará a estreia do paraibano Valdeno Brito na categoria. Depois de 14 anos correndo na Stock Car, o piloto, que mora em Londrina, será um dos integrantes da equipe AM Motorsport.
“Estou muito feliz porque a Copa Truck sempre me chamou a atenção. Converso bastante com alguns pilotos que são amigos e sempre pensava em estrear nesta categoria. Especialmente, em poder andar em uma equipe considerada entre as principais da categoria”, comentou Brito. 
Vencedor da primeira Corrida do Milhão da Stock Car, em 2008, Valdeno Brito espera usar toda a sua experiência como piloto para se adaptar o mais rápido possível na nova categoria.
“Nos testes que fiz pude perceber a diferença. Os caminhões têm mais potência, muito motor e a guiada é diferente. Claro que não vou tirar o máximo do equipamento logo no início, mas vamos trabalhar para evoluir e dar continuidade à parceria com bons resultados”, afirmou o piloto, que fez alguns testes com caminhões no autódromo de Londrina. 

Fonte: Folha de Londrina - Postado em 26/06/2020



Copyright 2020 - Todos os Direitos reservados