"O Bom Doutor": Ator que fez "Fantástica Fábrica" tem autismo?


O doutor Shaun Murphy pode até ser um dos médicos mais talentosos do hospital San Jose St. Bonaventure em "The Good Doctor", mas o ator que o interpreta tem outras habilidades escondidas. Aos 30 anos, Freddie Highmore leva uma vida reservada longe dos holofotes e surpreende: ele se casou em segredo, não está nas redes sociais, é formado como Filólogo e fluente em quatro idiomas.

Nascido em Londres em fevereiro de 1992, Freddie começou a atuar ainda criança, e seu primeiro grande sucesso foi em 2004, quando estrelou o filme "Em Busca da Terra do Nunca". No ano seguinte, ele explodiu com "A Fantástica Fábrica de Chocolate" (a versão de Tim Burton, e não a clássica estrelada por Gene Wilder).
Elogiado desde pequeno, Freddie aproveitou o auge do momento das adaptações de sagas literárias para o cinema com "As Crônicas de Spiderwick" (2008). Mas a virada para a atuação no mundo adulto veio a partir de 2013.
Naquele ano, Highmore começou a viver Norman Bates no suspense "Bates Motel", que é uma espécie de história prévia do filme "Psicose" (1960), de Alfred Hitchcock. Durante cinco temporadas, viveu o personagem antes dos eventos do filme, contracenando com Vera Farmiga no papel de sua mãe, Norma. A atração chegou a ser indicada para três prêmios Emmy.
Sem parar
No mesmo ano em que "Bates Motel" chegou ao fim, 2017, "The Good Doctor" estreou no canal americano ABC, apenas alguns meses depois. Hoje, com cinco temporadas já no ar, a série é um dos carros-chefe da emissora estadunidense, e divide espaço com outros hits, como "Greys Anatomy" e "Station 19", de Shonda Rhimes.
Mas ele tem autismo?
Essa é uma das perguntas que mais fazem em relação ao ator no site de buscas. Mas a resposta é não. Ele já falou algumas vezes sobre o tema e disse ter estudado muito o personagem.
Vale lembrar que Shaun tem savantismo, que é um distúrbio raro do desenvolvimento que torna alguém estranhamente talentoso ou brilhante de alguma forma.
Formação universitária
Entre a carreira de jovem prodígio e a fama como um homem adulto, houve um momento de pausa. Foi por volta dos 18 anos que Freddie decidiu que queria se dedicar aos estudos e a uma formação na faculdade.
Durante o período universitário, ele não abandonou a carreira de ator, mas resolveu conciliar o trabalho com os livros e a rotina de estudante. Em 2014, aos 22 anos, concluiu os estudos na Universidade de Cambridge, e recebeu um diploma duplo: ele é formado em Filologia Árabe e Espanhola.
Mas o que é isso?
Em linhas gerais, a disciplina da filologia estuda o texto escrito, através da análise de documentos antigos e da forma como foram transmitidos e interpretados. Justamente por isso, Highmore fala três línguas além do inglês: espanhol, francês e árabe.
"Eu gosto de poder me comunicar com as pessoas e me aprofundar em culturas diferentes da minha", disse o ator em entrevista ao jornal El País. "Acredito que a melhor maneira de experimentar isso, seja na literatura ou no cinema, é sem ter que recorrer aos subtítulos ou à tradução."
Casamento secreto
Em setembro do ano passado, Freddie revelou que se casou em segredo. Durante uma participação no programa do apresentador Jimmy Kimmel, ele confirmou que sua esposa também é uma mulher britânica. Segundo os "detetives de internet", trata-se de Klarissa Munz, e os dois se conheceram quando ele estava na universidade
"Desde que comecei a usar esta aliança as pessoas me perguntam se estou casado. Então, acredito que deveria esclarecer", começou.
"Não vou pular no sofá pra expressar minha empolgação", brincou. "Sei que vocês fazem isso na América, mas estou feliz como um britânico pode ser."
Onde mais ele pode ser visto?
Além de "The Good Doctor", que está no Globoplay e em exibição na TV Globo, Highmore pode ser visto nas telas do Prime Video em "Bates Motel", e está escalado para estrelar um filme de comédia ao lado de Maisie Williams, que será ambientado entre Los Angeles e Londres durante os anos 1970.

Fonte: Splash - Uol - foto: ABC/Divulgação - Postado em 09/06/2022



Copyright 2022 - Todos os Direitos reservados