Os 15 maiores fisiculturistas da história: veja lista atualizada


fisiculturismo é a prática de exercícios para desenvolver e aumentar músculos para fins estéticos e/ou competitivos. A modalidade conquistou notoriedade principalmente graças a Arnold Schwarzenegger, que dá nome é um dos mais importantes eventos deste segmento, o Arnold Sports Festival. Nesta reportagem, o EU Atleta faz uma lista atualizada com os 15 maiores fisiculturistas da história do fisiculturismo.

Confira quem são:
1 - Arnold Schwarzenegger
Arnold Schwarzenegger — Foto: Reprodução/Instagram
Arnold Schwarzenegger — Foto: Reprodução/Instagram
Impossível falar de fisiculturismo sem mencionar Arnold Schwarzenegger. O homem que dá nome ao Arnold Sports Festival pode ser considerado a maior figura da modalidade, seja pelas conquistas, seja pela popularidade que transbordou o esporte, transformando-o em estrela de cinema e ainda em governador da Califórnia.
 
Durante a carreira, Schwarzenegger conquistou o Mr. Olympia sete vezes, ficando apenas atrás de Ronnie Coleman e Lee Haney. Após o hexacampeonato consecutivo de 1970 a 1975, Schwarzenegger se aposentou. Em 1980, retornou, conquistou mais um título do torneio e se aposentou novamente em seguida.
Antes disso, já havia conquistado um tricampeonato do Mr. Universo como profissional (1968-1970) e outro título da competição como amador em 1967.
Como atleta, o austro-americano competiu também em torneios de levantamento de peso, nos anos 1960, sagrando-se campeões em competições nacionais e internacionais. tanto na versão olímpica quanto no powerlifting.
2 - Ronnie Coleman
Ronnie Coleman — Foto: Reprodução/Instagram
Ronnie Coleman — Foto: Reprodução/Instagram
 
Se existe alguém que disputa a coroa do esporte com Schwarzenegger, este é Ronnie Coleman. Para os fãs, existe uma discussão sobre quem vem acima, mas quase todos concordam que os dois são os dois maiores da história.
Durante a carreira, o norte-americano "Big Ron" conquistou nada mais nada menos do que oito títulos consecutivos do Mr. Olympia, entre 1998 e 2005. Ao todo, foram 26 títulos IFBB Pro, que o deixam atrás somente de Dexter Jackson neste quesito.
3 - Chris Bumstead
CBum posando no Olympia 2023 — Foto: Reprodução/Instagram
CBum posando no Olympia 2023 — Foto: Reprodução/Instagram
Apesar de ainda estar em atividade, o canadense Chris Bumstead, o "CBum", já pode ser considerado um dos melhores da história do fisiculturismo. Competindo na categoria Classic Physique, é o atual pentacampeão do Olympia, tendo ficado ainda com dois vice-campeonatos nos anos anteriores.
 
Devido às classificações automáticas de um ano para o outro, há anos se limita aos treinos e a competir no Olympia, ficando longe dos palcos durante o resto do ano.
Em 2017, último ano em que participou de outras competições, venceu os dois IFBB Pro em que concorreu, em Pittsburgh e Toronto. É a figura mais popular do esporte na atualidade.
 
4 - Lee Haney
Lee Haney — Foto: Reprodução/Instagram
Lee Haney — Foto: Reprodução/Instagram
Lee Haney construiu a maior parte da carreira profissional competindo apenas no Mr. Olympia. Com nove aparições, o norte-americano venceu em oito oportunidades consecutivas entre 1984 e 1991, além do 3º lugar em 1983. Até hoje, Haney divide com Coleman o recorde de mais conquistas do evento entre os homens.
 
Mesmo após se aposentar dos palcos, o californiano não abandonou a vida fitness. Prestes a completar 65 anos, segue em boa forma e há quase 30 anos possui um programa de TV nos EUA, chamado TotaLee Fit with Lee Haney.
5 - Jay Cutler
Jay Cutler — Foto: Reprodução/Instagram
Jay Cutler — Foto: Reprodução/Instagram
Jay Cutler é daqueles atletas vitoriosos que poderiam ter sido muito mais se tivessem vivido em outra época. Tetracampeão do Mr. Olympia, o norte-americano foi contemporâneo de Ronnie Coleman, para quem perdeu o título em outras quatro oportunidades. Ao todo, Cutler ficou seis vezes na 2ª colocação, sendo o atleta que mais bateu na trave na categoria.
 
Ele também venceu o Arnold por três vezes e terminou a carreira com 15 títulos da IFBB Pro.
6 - Steve Reeves
Na era pré-Olympia, Steve Reeves foi a maior estrela do esporte. Após servir o exército dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial, o norte-americano passou a se dedicar às competições de fisiculturismo e conquistou os títulos mais importantes da época: Mr. America (1947), Mr. Mundo (1948) e Mr. Universo (1950).
Tal qual faria Arnold décadas mais tarde, Reeves rumou para a carreira de ator. Atuou majoritariamente em filmes italianos de temática bíblica e mitológica e, devido ao físico impressionante, deu vida a personagens como Hércules e Golias, chegando a ser o ator mais bem pago da Europa.
7 - Dexter Jackson
Dexter Jackson — Foto: Reprodução/Instagram
Dexter Jackson — Foto: Reprodução/Instagram
 
Campeão do Mr. Olympia em 2008, Dexter Jackson é o recordista de títulos profissionais entre os homens, com 29 conquistas. "The Blade" escreveu uma grande história no Arnold Classic, em que se tornou o maior vencedor da história do torneio na categoria aberta com cinco troféus.
O currículo do norte-americano conta ainda com uma vitória do Olympia Masters, categoria reservada para atletas acima de 40 anos, em 2012. É até hoje o único atleta a ter vencido o Mr. Olympia e o Olympia Masters na categoria Open. Carrega também o recorde de mais participações seguidas no Mr. Olympia: 21 edições.
8 - Phil Heath
Phil Heath — Foto: Reprodução/Instagram
Phil Heath — Foto: Reprodução/Instagram
 
Phil Heath também construiu um dos grandes reinados do fisiculturismo masculino, conquistando o título de Mr. Olympia por sete vezes consecutivas entre 2011 e 2017, marca que o coloca empatado com Arnold e atrás somente de Lee Haney e Ronnie Coleman.
O currículo do norte-americano inclui ainda outros seis títulos IFBB Pro e dois vice-campeonatos no Arnold Ohio. Recentemente, a história dele virou o documentário Breaking Olympia: the Phil Heath Story, cujo lançamento está previsto para março.
9 - Dorian Yates
 
Dorian Yates — Foto: Reprodução/Instagram
Entre os reinados de Lee Haney e Ronnie Coleman, foi o inglês Dorian Yates quem dominou o esporte, com seis vitórias consecutivas no Mr. Olympia, entre 1992 e 1997. O britânico é casado com a modelo fitness brasileira Gal Ferreira e os dois se conheceram justamente no Arnold Classic em 2008.
 
Fora dos palcos, é uma figura controversa para dizer o mínimo. Durante os anos, acumula declarações conspiratórias como negar o uso de gás nas câmaras de Auschwitz, defender que vacinas causam câncer e acusar o governo americano de planejar os atentados de 11 de setembro.
10 - Flex Wheeler
 
Flex Wheeler com o primeiro de seus quatro troféus do Arnold Classic — Foto: Reprodução/Instagram
Kenneth Wheeler, mais conhecido pelo seu apelido "Flex", deixou seu legado no esporte mesmo sem ter sido campeão do Olympia. No maior evento do mundo, o norte-americano disputou sete edições na Open e ficou em 2º lugar em 1993, 1998 e 1999. Mais tarde, voltaria ao festival, desta vez para competir na Classic Physique, quando obteve a vaga mesmo com 52 anos de idade.
 
Fora do Olympia, o fisiculturista conquistou a expressiva marca de 16 títulos como profissional, o que inclui quatro troféus do Arnold. Recebeu também elogios dos melhores: para Schwarzenegger, um dos melhores que viu, e para Coleman, o maior contra quem competiu.
11 - Sergio Oliva
Nos primórdios do Mr. Olympia, o cubano-americano Sergio Oliva despontou como grande estrela, quando foi o primeiro tricampeão do evento, entre 1967 e 1969, derrotando Schwarzenegger na última ocasião. Nos três anos seguintes, "The Myth" seria vice justamente para o astro-austríaco então em ascensão. Ao todo, foram 18 títulos profissionais, alguns na IFBB e outros em eventos de outras federações da época.
12 - Frank Zane
Frank Zane — Foto: Reprodução/Instagram
Frank Zane — Foto: Reprodução/Instagram
 
Frank Zane foi tricampeão do Mr. Olympia entre 1977 e 1979. Em 1980, o norte-americano competiu pelo tetra depois de ter sofrido um acidente doméstico que o deixou internado por meses e terminou em 3º, no torneio que marcou o retorno e segunda aposentadoria de Arnold.
Pela NABBA, o fisiculturista venceu o Mr. Universo Amador em 1970 e o Mr. Universo Profissional em 1972. Em 1999, compôs a classe inaugural do Hall da Fama da IFBB.
13 - Flex Lewis
Flex Lewis — Foto: Reprodução/Instagram
Flex Lewis — Foto: Reprodução/Instagram
O galês James Lewis, também conhecido como "Flex", foi durante muitos anos o rei absoluto da categoria 212, voltada para atletas abaixo de 212 libras, aproximadamente 96kg.
 
Após o redesenho do Olympia Weekend e a abertura novas categorias em 2012, ele conquistou sete títulos seguidos, sendo o único campeão da categoria até 2018. Foi também o primeiro vencedor do Arnold 212, em 2014. Ao todo, foram 18 títulos profissionais, entre as categorias 212 e a já extinta 202.
14 - Franco Columbu
Franco Columbu (ao centro) antes de uma apresentação — Foto: Reprodução/Instagram
Franco Columbu (ao centro) antes de uma apresentação — Foto: Reprodução/Instagram
O ítalo-americano Franco Columbu foi contemporâneo de Schwarzenegger, de quem se tornou grande amigo. Venceu o Mr. Olympia em 1976, após a primeira aposentadoria de Schwarzenegger e, no ano seguinte, disputou a primeira edição do Homem Mais Forte do Mundo, ficando em 5º lugar. Foi nessa ocasião que teve uma lesão que atrapalhou os treinos e o afastou dos palcos do fisiculturismo. Em 1981, justamente após a segunda aposentadoria do austríaco, voltou e conquistou o Mr. Olympia novamente.
 
Assim como Schwarzenegger, fez carreira no cinema e interpretou justamente o Exterminador do Futuro, mesmo personagem do amigo, nas cenas em que mostrava a versão do futuro.
15 - Lou Ferrigno
 
Lou Ferrigno — Foto: Reprodução/Instagram
Lou Ferrigno fecha a lista impulsionado pela popularidade para além do esporte. Teve uma carreira sólida no fisiculturismo, conquistando dois pódios no Mr. Olympia, em 1974 e 1975, e sagrando-se campeão duas vezes no Mr. Universo da IFBB, em 1973 e 1974, espécie de segundo maior torneio da federação na época.
O nova-iorquino também construiu uma história significativa no cinema, sendo protagonista em filmes como Hércules (1983), Simbad e os Sete Mares (1989) e Hulk (2003). Na versão mais recente do gigante verde da Marvel, Lou também colaborou, emprestando a voz ao personagem de Mark Ruffalo em filmes dos Vingadores.

 

Fonte: Globo Esporte - fotos: divulgação redes sociais - Postado em 18/02/2024



Copyright 2024 - Todos os Direitos reservados