O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) está com inscrições abertas para pessoas interessadas em atuar como mesários e colaboradores voluntários nas eleições de 2026. A previsão é que cerca de 134 mil voluntários sejam convocados em todo o estado.
Do total de vagas, aproximadamente 107 mil serão destinadas aos mesários, responsáveis pelo atendimento aos eleitores e organização das seções eleitorais, enquanto outras 27 mil vagas serão para colaboradores.
Entre as funções desempenhadas pelos mesários estão a conferência da identidade dos eleitores, entrega de comprovantes de votação, organização das filas e registro de ocorrências durante o processo eleitoral.
Os voluntários terão direito a uma série de benefícios oferecidos pela Justiça Eleitoral. Entre eles estão folga no trabalho pelo dobro dos dias dedicados às eleições, vale-refeição de R$ 65 por turno trabalhado, horas extracurriculares para universitários por meio do programa Universidade Amiga (Uniamiga), além do direito à meia-entrada em eventos culturais e esportivos no Paraná.
Outro benefício previsto é a possibilidade de utilização da participação como critério de desempate em concursos públicos, quando houver previsão em edital.
Podem participar eleitores com 18 anos ou mais e que estejam em situação regular junto à Justiça Eleitoral.
No entanto, existem restrições para algumas pessoas, como candidatos e parentes de candidatos até segundo grau, ocupantes de cargos de confiança do Poder Executivo, autoridades policiais, integrantes de diretórios partidários com função executiva e pessoas ligadas diretamente ao serviço eleitoral.
As inscrições podem ser realizadas por meio do site do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná ou pelo aplicativo e-Título, disponível para sistemas Android e iOS. Também é possível efetuar o cadastro presencialmente nos cartórios eleitorais, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.
Segundo o TRE-PR, o cadastro como voluntário garante prioridade na convocação, porém a chamada depende da disponibilidade de vagas em cada seção eleitoral.
JRDIARIO COM TRE

























