Topo

Núcleos vão ajudar a monitorar planos de educação

Todos os 399 municípios do Paraná já sancionaram os planos de educação. Para que os documentos municipais estejam em consonância com as metas estabelecidas nos Planos Estadual e Nacional, os municípios terão suporte técnico de uma comissão, que participa de um curso nesta quarta-feira (20), em Curitiba. rnSão 32 técnicos indicados pelos Núcleos Regionais de Educação (NREs), que já atuam com os municípios em programas e projetos educacionais. “O curso é baseado na metodologia do planejamento educacional para a próxima década, estabelecido pelo Plano Nacional de Educação, com a articulação dos municípios para monitorar e avaliar os planos da cidade”, explica o coordenador dos Planos Municipais, João Reis. rnA comissão foi criada pela Secretaria de Estado da Educação, o Ministério da Educação, Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). “Os planos foram discutidos com todos os setores da comunidade para estar em harmonia com as metas estabelecidas no Plano Nacional”, ressalta a secretária da Educação, professora Ana Seres. “E a etapa de avaliação e monitoramento será realizada da mesma maneira como foi feita a elaboração dos planos.” rnREFERÊNCIA NACIONAL – No Brasil, 5.506 municípios de 22 estados, mais o Distrito Federal, têm planos educacionais definidos. No Paraná todos os municípios já têm as propostas sancionadas, assim como o Plano Estadual, aprovado em junho do ano passado. rn“O Paraná fez um excelente trabalho que é referência para o resto do País. Tivemos todos os planos municipais e o estadual definidos dentro do prazo estabelecido”, diz o diretor de Cooperação e Planos de Educação do Ministério da Educação, Geraldo Grossi Junior. rnO presidente da Undime Paraná, Celso Augusto de Oliveira, destaca a participação paranaense na construção da Base Nacional Comum Curricular. “O Paraná foi quem mais contribuiu para a construção com propostas para a oferta de educação de qualidade”, disse Oliveira. rnPLANO ESTADUAL – O Plano Estadual de Educação segue as 20 metas que apontam para a necessidade da superação do analfabetismo; da universalização do atendimento escolar; da superação das desigualdades educacionais – com ênfase na promoção da cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação; da valorização dos profissionais da educação; da promoção dos princípios do respeito aos direitos humanos e à sustentabilidade ambiental. São mais de 300 estratégias previstas com o objetivo de melhorar os índices da educação.

Fonte: Nota10

Faça um comentário
Pós Artigo

Notícias Relacionadas

  • All Post
  • Brasil / Mundo
  • Capa
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Notícias
  • Receitas
Edit Template

Copyright 2025 – Todos os Direitos reservados